quinta-feira, 17 de março de 2011

EPA PLUS: Logomarca segundo a Gestalt

loja  em Serra -  ES 

Empresa  
            Em 1959 surgiu em Minas Gerais a Empresa Popular de Abastecimento, daí o nome EPA, que no inicio era uma rede de dez mercearias em bairros diferentes que contava com trinta funcionários. Hoje, a DMA Distribuidora S/A (REDE EPA/ MART PLUS/ VIABRASIL) está entre as dez maiores empresas de varejo alimentício do Brasil. A Empresa possui hoje 72 lojas (63 EPA Plus, 6 Mart Plus e 3 Viabrasil) em Minas Gerais e 21 lojas Epa Plus no Espírito Santo, e mais de 13.500 funcionários. 
Gestalt
         É Escola de Psicologia Experimental que realizou intensas pesquisas sobre a percepção do homem sobre as formas. O termo Gestalt se tornou sinônimo de boa forma. De acordo com a Gestalt, a arte se funda no princípio da pregnância da forma. Ou seja, na formação de imagens, os fatores de equilíbrio, clareza e harmonia visual constitui para o ser humano uma necessidade. Psicologicamente quando olhamos para um abjeto, tentamos organiza-lo em nossa mente, para uma melhor compreensão. Esta análise será feita de acordo o livro Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma, escrito por João Gomes Filho, pela ed. Escrituras Editoras em 2003.

            Esta é logomarca utilizada pela rede de supermercado Epa Plus. O nome EPA, por se tratar de sigla, acabou se tornando bem sugestivo, por ser de fácil pronúncia e consequentemente, fácil de ser lembrado. Isso é muito bom. O contraste de cores empregadas, ficaram bem definidas com o vermelho, branco e preto. Segundo João Gomes Filho, o contraste, como estratégia visual, não só excita como atrai  a atenção do observador. No entanto, podemos perceber a clara falta de simetria e equilíbrio nos objetos que constituem a forma (o fundo vermelho, o nome EPA e a palavra Plus).

       A simetria é uma configuração que dá origem a formulações visuais iguais, ou seja, as unidades de um lado são idênticas às do outro lado. Estes tipos de agrupamentos tendem ser percebidos e organizados com mais facilidade. No caso da logo em questão o lado esquerdo difere pela inclinação, pela tipologia e cor, já no lado direito, percebe-se uma "sobra" ultrapassando o eixo. Isso gera um desequilíbrio, causando na logo um maior peso visual do lado direito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário