Apesar de gostar de publicidade, tenho que concordar que às vezes algumas campanhas que querem “interagir com o consumidor” ,na verdade, fazem o contrário. Não pensar muito bem no que está fazendo acaba afastando e criando uma imagem negativa da marca na mente das pessoas.
A palavra-chave, a primeira a ser lembrada quando falamos em interagir com o consumidor é “Internet”. Mídias sociais, blogs, virais e outras tantas palavras fazem parte do universo do marketing digital. Mas, ainda no modo off, temos muitos exemplos de campanhas que ganharam fama com um conceito: Marketing de Guerrilha.
Marketing de Guerrilha é abordar o consumidor quando ele menos espera. Claro que, como todas as coisas que dizem respeito a marketing e publicidade, devemos pensar bem na ação que vamos colocar em prática. Nada impede que uma idéia de Guerrilha seja mal formulada ou mal praticada. Mas, enfim, vamos a exemplos que ilustram o sucesso que isso pode virar.
Quando penso em Marketing de Guerrilha, lembro logo de dois cases históricos: a ação da Heineken que levou torcedores, em Milão, para um concerto de uma orquestra e, na verdade, tudo era para mascarar a surpresa da transmissão do jogo entre Real Madrid e Milan; e a campanha do Burger King, desenvolvida pela Ogilvy, chamada de Whopper Face, que, sem que os clientes soubessem, imprimia uma foto das pessoas na embalagem do lanche. Então, o Marketing de Guerrilha é atingir seu público onde ele menos espera. Além de grandes exemplos de Guerrilha bem feita, esses cases se estendem por outros conceitos. Tanto a Heineken, quanto o Burger King possuem vídeos de Making of das suas campanhas no Youtube, e isso leva ao marketing viral, pois se espalha pela internet, de forma que várias pessoas vejam. Também geraram mídia espontânea, aumentando a popularidade das campanhas.
O Marketing de Guerrilha, além de ser uma forma saudável de aproximar a marca e o consumidor, também pode se expandir para outros conceitos de marketing. A criatividade dos profissionais das agências pode ser bastante aproveitada nessa experiência positiva que a marca pode ter com o cliente.
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