sexta-feira, 25 de março de 2011

"Rugby. Isso ainda vai ser grande no Brasil."

   Uma campanha não tão nova da Topper,  veiculada no final de 2009, tentava fazer o rugby ser reconhecido no Brasil. A agência Talent criou o conceito “Rugby. Isso ainda vai ser grande no Brasil.” e as propagandas foram produzidas pela Toca dos Filmes.

   Nos vídeos, um homem fala de fatos reais sobre a “evolução” da Seleção Brasileira de Rugby.
A abordagem dessas propagandas é bem diferente do que acontece em países como Argentina e Nova Zelândia, onde o rugby é muito popular. Nas campanhas criadas pela Adidas para o público do rugby nesses países, podemos perceber que o foco está na atmosfera do jogo.


   No Brasil, a Topper tinha o objetivo apenas de divulgar o esporte - que voltará a ser considerado esporte olímpico a partir das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Provavelmente uma abordagem similar às campanhas da Adidas não seria absorvida pelas pessoas, que não reconheceriam o que se sente quando se joga rugby, por não terem contato com isso. Para muitos amantes de rugby no Brasil, as propagandas foram consideradas desrespeitosas ao esporte. Essas pessoas têm contato freqüente com o esporte e não se sentiram confortáveis com a abordagem superficial da Topper. Os vídeos conseguiram prender a atenção das pessoas pelo humor, mas não passaram a real imagem que o rugby tem, principalmente na Europa, Oceania, e na vizinha Argentina. Os brasileiros não têm a mesma visão do rugby que pessoas de outros países têm, sendo necessário primeiramente fazer o esporte ser reconhecido. Claro que essa não é a única forma de fazer o esporte ser visto, e deu margem a críticas de um público que vive o rugby, mas a Topper conseguiu atingir seu objetivo nessa campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário